E-crítica

Críticas e essays para assuntos diversos

O Natal está morto.

por Rafael.

Apesar de ser um titulo assaz revoltado e extremista, é o que acontece: o Natal nesses últimos anos está morto. E isso já faz uns 5 talvez 10 anos que está nessa decadência desenfreada rumo à capitalização e marketização desse dia 25 de dezembro. O real significado do Natal está cada vez mais desaparecendo.
A começar pelas crianças inocentes e fantasiosas. Hoje em dia, uma criancinha de 7 anos já tem a malícia suficiente para saber que Papai Noel não existe, e que o Rudolph e os gnomos ajudantes são só uma continuação dessa mentira. E elas sabem quem é Jesus? Obviamente não.
Mas coitadas das crianças! A culpa não é delas: a sociedade e principalmente os pais é que fazem essa modificação na cabecinha da criança. Inúmeras vezes eu vejo pais ensinando aos filhos que Papai Noel veio do Pólo Norte, que tem um trenó e tal, e simplesmente ignoram o nascimento do menino Jesus. Com o avançar da idade, os pequenos enganados descobrem que Papai Noel não existe (talvez contado por algum primo ou coleguinha), e com isso, não fica nenhuma imagem de Cristo.
Para corroborar com o problema, as lojas, mercados e indústrias se aproveitam da data para vender, vender, vender. Vendem árvores, pinduricálhos, comida para a ceia e principalmente os presentes, por que afinal, na cabeça das pessoas o que é o Natal sem presentes? O Natal é justamente presentes! Com isso, o povo vai acostumando com a idéia de comprar e trocar presentes e muito poucos ainda se lembram do nascimento do redentor: - Você sabia que o Natal se comemora o nascimento de Jesus? - Caraca!! Eu num tinha nem idéia!... É triste, mas é o que acontece. Em todo o Brasil e em alguns lugares do mundo a moral é esta: Natal, dia de presentes e da ceia. O que me faz lembrar que nem a ceia o povo sabe o significado.
Portanto, aqui hoje eu faço uma crítica a esse pensamento capitalista do Natal.

Um bom Natal pra vocês!!! - ou pelo menos o que dele restar.

postado por Igor @ 6:39 AM,

6 Comentários:

At 7:07 AM, Anonymous Anonymous said...

Jesus está morto e suas intenções em fase terminal.

Actually o dia de 25 de dezembro é a data de comemoração do Deus Sol, e foi adotada pelo cristianismo no império romano na lastimável tentativa de conter o paganismo.

segundo os registros judaicos, jesus nasceu no dia 21 do oitavo mês no ano 7 a.C (?!?!)!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus#NASCIMENTO_E_INF.C3.82NCIA

 
At 1:25 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi Rafael,
Gostei muito da sua crítica sobre o Natal. Infelizmente, o que você disse é a mais pura verdade. As pessoas realmente parecem dar mais valor aos presentes e esquecem de refletir sobre o verdadeiro significado desta data... Fico feliz em saber o que você pensa e que as suas palavras possam fazer muitos refletirem sobre o assunto... bjs.

 
At 3:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Sabe que concordo com vc! Acho que o principal pras pessoas agora é gastar gastar e gastar! É o capitalismo selvagem! è isso aí vc já disse tudo!
bjsss

 
At 8:13 AM, Anonymous Anonymous said...

Olá meu caro, abordagem interessante e válida. Sim, sim... faz-se toda uma misancene capitalista em torno do Natal, mas eu diria que ele "não está morto", embora muitos "o matem" em si próprios, pois o Natal é celebração. Quem não o celebra na fonte, não vive sua real manifestação.

E ainda diria, se me permite, que não só o Natal nunca morrará, como também permanecerá sendo celebrado (assim como a Páscoa do Senhor) até que venha o Segundo Natal. Onde essa visita inesquecível, será realmente Inesquecível. Quando o "Senhor do Natal", Jesus, voltar, não será "mais na forma de uma criancinha desprotegida, nem nas aparências discretas de pão e vinho na eucaristia, mas sim glorioso e vencedor para fazer a justiça e a paz renascerem de maneira plena, gloriosa e permanente sobre a terra. " É essa a essência da esperança cristã, independente de qualquer denominação confessional e que não morrerá jamais mesmo que tenha que retornar às catacumbas do nosso mundo materialista e pós-moderno. Não morrerá jamais! :)

Um grande abraço!

 
At 3:51 AM, Blogger Unknown said...

Parabéns pela critica seu ponto de vista é muito bem aceito; Com o passar dos anos não vai mais falar me Cristo apenas no tal "papai noel" e seus presentes de fim de ano.

Ozaires Ferreira

 
At 3:51 AM, Blogger Unknown said...

This comment has been removed by the author.

 

Post a Comment

<< Home

Creative Commons License

Autores

Igor e Rafael
Somos o Igor e Rafael Do Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Fiquem à vontade e comentem!

Arquivos
Posts Anteriores
Links
Powered By

Powered by Blogger
make money online blogger templates