E-crítica

Críticas e essays para assuntos diversos

Discriminação e preconceito

por Rafael.
Muito se fala sobre a discriminação racial no Brasil, mas o que é e até onde se pode considerar? Essa é a pergunta que muitos fazem de si para si mas quase ninguém tem uma resposta plausível ou, no mínimo, interessante. A verdade é que esse é um assunto muito sério em que é possível ver racismo ou preconceito em ambas as partes: do discriminado e do discriminador.

Chegamos a uma época em que a pseudo-democratização vem perdendo forças para um início de ditadura legislativa, ou seja, uma ditadura em que se começa com a própria lei. O nosso ilustríssimo presidente Lula aprova uma lei que garante o encarceiramento de uma pessoa que ofende ou discrimina a condição racial de outra pessoa, se esta o sentir discriminada. Não se pode mais chamar mais algum negro de "negro", e muito menos de "preto". Agora, por lei, pessoas morenas recebem uma demoninação de afro-descendentes ou afro-brasileiros. Esse é o primeiro passo para a censura política da não-liberdade de expressão de nossos pensamentos.

Essa mesma lei, considerada por alguns como íntegra e auxiliadora dos menos favorecidos ou dos reprimidos, ainda apresenta muitas falhas na concepção. Por exemplo, se uma pessoa numa discussão xingar outro de "preto" e este o processar por preconceito, aquele primeiro terá uma prisão inanfiansável; por outro lado, se essa pessoa ao invés de xingar preferir matá-lo é mais jogo: como réu primário ele apenas deverá pagar algumas cestas básicas e prestar serviços comunitários, enquanto responde ao processo em liberdade.

Outro aspecto importante para se tratar é o pré-preconceito existente nos grupos negros. Eu explico: uma pessoa negra andando por aí com uma camisa escrita "100% negro" é perfeitamente normal. Agora, se uma pessoa branca andar com uma camisa "100% branco" e um negro se sentir ofendido (mesmo se não o for) é considerado discriminação; pior ainda seria se essa mesma pessoa branca andar com uma camisa "100% negro"... dará um trelelê danado.

Mas não é só nas ruas que esse tipo de coisa acontece: temos exemplos no mundo virtual. Há poucos dias, o Google Brasil recebe um intimado do Ministério Público Federal de São Paulo para ajudar nas investigações e no monitoramento de comunidades que pregam idéias preconceituosas ou fazem apologia às drogas no Orkut. O Google Brasil diz que nada tem a ver com o monitoramento do Orkut, e que só a matriz da empresa nos Estados Unidos tem o poder de monitorá-los. Mesmo assim, é melhor ter muito cuidado com o que dissemos nas comunidades, tomando o maior cuidado para não entrar em comunidades preconceituosas que poderão algum dia ser monitoradas pelo Ministério Público: se houver alguma mensagem no mínimo maliciosa, já se pode considerar preconceituosa. E não apenas preconceito racial, mas também - e não menos importante - preconceito social e religioso. Eis aí o nosso país democrático e livre.

O melhor a fazermos, pois, é saber com quem falamos e como falamos, porque mesmo se alguém esbarrar em outro dentro de um ônibus lotado, já é motivo para discussão e briga. Antes de tudo, devemos nos controlar e utilizar a conversa séria e calma para não haver mais nenhum problema com isso.

Devemos ter a consciência que pelo menos no Brasil, há muita mistura de povos e raças que fazem um país com uma pluralidade étnica impressionante. Por isso, você que se considera "branco" ao falar dos "negros" lembre-se que você também tem uma parte dessa raíz afro-descendente na sua família, direta ou indiretamente. Se você tiver algum preconceito racial, então você também tem um preconceito por si próprio. porque você também faz parte dessa raça negra, pois no Brasil, ninguém é genuinamente "branco".

Quanto ao preconceito generalizado (racial, religioso, social) todos nós temos mas não gostamos de adimitir. Se você não gosta de um grupo social, os rockeiros por exemplo, então terá preconceito e uma certa distância deles. Você até pode conviver com algum rockeiro, mas você não o aceitará.. De uma maneira mais branda, isso também é considerado discriminação.

Uma sociedade em que todos respeitam a diferença do próximo é utópica, mas pelo menos podemos fazer muito para conscientizar a todos sobre nossa homogeneidade.. O primeiro passo é mudar a nós mesmos e tentar acabar com nossos preconceitos - seja ele racial, religioso ou social. O próximo passo se segue e podemos então construir um mundo um pouco melhor para se viver.

postado por Igor @ 4:38 PM,

7 Comentários:

At 5:54 PM, Anonymous Anonymous said...

Acho completamente absurdo o preconceito e discriminação, principalmente aqui no Brasil , um país multiétnico. Vivemos entre brancos, amarelos, negros, judeus cristãos. Acho até uma coisa do passado pensar que pessoas ainda pensem dessa forma tão mesquinha e medíocre.

 
At 12:36 PM, Blogger Unknown said...

Por estes dias recebi um e-mail sobre um episódio em uma empresa de aviação, onde uma senhora briga para sair de perto de um "negro", e a aeromoça, depois de conversar com o comandante e diante dos outros passageiros surpresos, informa ao passageiro que era a "causa " do desconforto da branca, que era para ele ir para a 1ª classe, já que a companhia de aviação, entendia que era insurportável viajar ao lado de uma pessoa tão " horrível" de visão medíocre, como era o caso daquela senhora. Os outros passageiros aplaudiram de pé a aeromoça por sua atitude e aquela senhora se viu numa verdadeira posição de "humilhada". A posição e atitude da aeromoça é tb a minha posição sobre o racismo, acredito que todos que agiram e agem como esta senhora devem ser postos fora da 1ª classe ao qual nós participamos: a das pessoas que aceitam uma as outras independente da cor, religião e raça... Entre tantas coisas que nos separam no dia a dia!!!

 
At 8:50 PM, Anonymous Anonymous said...

Rafael , vc levantou uma questão que nunca teve importancia mas agora é LEI , o seu presidente quer assim , as "cotas " são o maior motivo de preconceito que já vi, meu pai era considerado pardo isso me dá o direito de exigir uma vaga para um curso que não estou preparada para fazer porque não tive base escolar durante toda a minha vida de aluna de escola pública .
Nós moramos no pais do carnaval do samba e da pizza , e agora tambem do preconceito racial ....
Só faltava mesmo era proibir o ROCK
a alegria é isso ai !!!
beijo, Fioridge .

 
At 7:14 PM, Anonymous Anonymous said...

te lendo aos poucos

talvez transferisse a palavra discriminação para incriminação

por isso falamos de incriminação racial
diferenciação de figura ´corpural é crime?
o que é uma RAÇA?
é só configuração fisica ou conseitos etnicos?
as minurias se indentificam por tal como adesão mas não por força

elas incomodam,o prototipo social e religioso homem que quer ser DEUS
o homemque não se amplifica na creação mas que á força quer crear

mas sem divagações

te vou lendo aos poucos pois brasil está muito longe não só geograficamente mas
em todo o seu contexto

bem se democracia é inreverente ditadura é incontestada

a democracia é um cavalo que toma o freio nos dentes durante a corrida

a DITA-DURA,por ser dura não é elastica ,mas agua mole em pedra dura tanto bate até que fura
mas entre estes dois estados á um interposto

me desculpa existe o negro como raça mas preto não,como tambem não existe o branco

pega nas cores,conheces algum preto ou branco
em mim te sinto não racial,dento do amago das raças mas..gostas de confrontar os seres,causas e questões

bem me desculpa mas exite a questão dermo socialista
em meu portugal existe uma questão analoga
se eu me defenir a um imigrante como oriundo de seu paiz em vez de seu nome proprio,mesmo que o não conheça ó estado permite minha ida a tribunal por xeno qualquer coisa que agora não lembro
e incentivou e facilitou todo o imigrante a se naturalizar português
poderei dizer que esses novos portugueses nunca o seram pois não lhe core nas veias o sentir de um povo
mas ..estou contigo
que é o descreminador e o descreminado?
pois o descreminador se descremina
englobaliza e deferencia
bem em relação a meu pais e leis se pasa o mesmo
em relação a prisão e crime
mas me pergunto
não seria mais saudavel se eu como pagadora
de impostos
que servem tambem para sustentar os presos
ou seja meu sistema social imputa que eu pague sustento de assacino meu x
não seria mais rasoavel se os presos prestassem serviços de constroções de estradas,melhorias publicas
todas as coisas que dizem não haver dinheiro para fazer?

mas temo que o sistema droga seja mais amplo
o que é droga ou drogado?
já pensaste que se o povo fosse canalizado para um psicologo em vez de tratado com anti -depressivos calmantes,hipnoticos etc e tal sria mais rasoavel?
somos um pais de drogados?
mas em relação as drogas assim chamadas e as drogas no orkut
me integra neste sistema
o atomo e a bomba atomica
quem o identificou já mais intuiria a bomba atomica
as plkantas teem caracteristicas
naturais que imteracionam no ser humano,a porpróção de quantidade de medida ou utilização desta leva a a excessos nefastos,bem como o alcool ou comida demasiada
a natureza é prodigiosa o homem que quer ser Deus é que a destorce

bem a homogenidade está na diferença
ser algum é igual a outrem a sua diferença os torna homogenios

estou contigo
se cada um mudar uma virgula em sua maneira de estar no mundo ,é a unica forma embora indirecta de modificarmos o mundo

mas...deitas-te para fora toda a tua instabilidade?
te sentes mais amplo?
consegues agora viver o real existir?

 
At 9:20 AM, Anonymous Anonymous said...

EU SOU AFRO DESCENDENTE , E TEM MAIS INDIO E BRANCO COMPOEEM MINHA ETNIA , MINHA MAE ME DISSE QUE QUANDO NASCI PERDI MUITO SANGUE QUE QUASE A MATEI-A , FIZERAM TRANSFUSAO DE SANGUE EM MIM , E O SANGUE QUE RECEBI FOI SANGUE DE UM NEGRO ,TENHO PELE QUASE CLARA , CABELOS REBELDES, OLHOS QUASE VERDES ,JEITO DE BRANCO COM FORTES TRAÇOS DE NEGRO , LABIOS , OLHOS , CABELOS , MAOS , BRAÇOS , CINTURA ALTA,ETC JA DOEI SANGUE NAO SEI PRA QUANTOS , BRANCOS PREFEITOS , VICES, SENHORAS LOIRAS , GRAVIDAS , NEGROS , MAMELUCOS , PROFISSIONAIS LIBERAIS , LIVRES PENSADORES ,CATOLICOS , EVANGELICOS, ATEUS , JUDEUS, ETC ...PERGUNTO SERA QUE ELES AO FICAR SABENDO QUEM DOOU O SANGUE VAO QUERER RETIRA-LO PORQUE SOU EVANGELICO , NEGRO, SITUAÇAO FINANCEIRA ABAIXO DA LINHA DE RIQUEZA ..., VOÇE QUE LEU ESTA MINHA VERDADE PARE PARA PENSAR E ANALISE PELO MENOS IMAGINE VOÇE BRANCO, NEGRO , ETC RECEBENDO O SANGUE QUE VOÇE NAO SABE DE QUEM,...

 
At 2:41 PM, Anonymous Anonymous said...

eu acho que ser negro e gay e muito bom a sociedade tem que mostrar para o sr reginaldo farias ator da tv globo ser gay e muito bom que o penis dele nao vale a qualidade de uma pessoa como eu eu nao sai deste pinto podre e ferdido

 
At 5:50 AM, Anonymous Anonymous said...

achei o maximo o artigo. vcs são fera no assunto. Mas td isso que vcs escreveram é a mais pura das verdades. parabens!!!ser gentil é tudo que todo ser humano tinha que ser, o mundo seria muito melhor. abril é o mês da gentileza sabia? seja sempre gentil, ser negro ñ é defeito, é nada mais que uma cor da pele o que vale é o interior da pessoa. valeu me ajudou muito no meu trabalho.

 

Post a Comment

<< Home

Creative Commons License

Autores

Igor e Rafael
Somos o Igor e Rafael Do Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Fiquem à vontade e comentem!

Arquivos
Posts Anteriores
Links
Powered By

Powered by Blogger
make money online blogger templates