E-crítica

Críticas e essays para assuntos diversos

à espera de um big-bang

Um mega projeto está para ser ativado: uma máquina aceleradora de partículas ultra-moderno, o LHC. O maquinário construído em parceria multinacional (inclusive o Brasil - para análise) tem quase 27km de comprimento, consiste em um grande anel que serve de base para que as partículas sejam aceleradas. Então, um captador capta as energias emitidas do choque entre os átomos.
De uma maneira bastante simplista, podemos dizer que esse projeto - essa máquina - acelera a movimentação das partículas de próton (eletricamente carregadas) a velocidades que quase chegam a velocidade da luz. Na prática, a aceleração já acontece para auxiliar na fabricação de captadores e resistores, mas em larga escala poderíamos talvez criar um mini-buraco-negro ou um micro-big-bang.
Mesmo assim, haveria a possibilidade de criarmos em escala reduzida algo que deu início a "criação", "desenvolvimento" ou "expansão" do universo? No campo teórico, é possível criar um buraco-negro em laboratório sem o perigo de "sair fora do controle". Agora, testar isso... ninguém ainda experimentou!
A máquina tem previsão para ser ativada no dia 10 desse mês. Portanto, se alguma coisa sair errado, ou se algum cálculo for mal formulado, começaria aí o primeiro capítulo de uma eventualidade nuclear perigosamente instável. Imaginem o experimento feito por Dr. Octopus em Spiderman 2, onde a tentativa de criação de um buraco-negro quase deu fim ao mundo. Esse cenário típico de um filme de ação ou ficção científica está em cheque e, se o resultado for o pior possível para o universo, deixo aqui no blog o meu até logo.

+ info

postado por Rafael Mello @ 5:51 PM,

3 Comentários:

At 7:51 PM, Blogger Trolletrando Produtora said...

eu pensei que nao ia mais acordar hoje

 
At 5:13 AM, Anonymous Anonymous said...

Imagina, se essa "mega produção" (com um aspecto muito hollywoodiano) não desse certo...
Bom, agora é só esperar para saber quais são os bons (ou péssimos) frutos vindouros desta grande criação...

 
At 7:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Quem quiser acompanhar de perto, tem webcam e tudo:
http://www.cyriak.co.uk/lhc/lhc-webcams.html

 

Post a Comment

<< Home

Creative Commons License

Autores

Igor e Rafael
Somos o Igor e Rafael Do Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Fiquem à vontade e comentem!

Arquivos
Posts Anteriores
Links
Powered By

Powered by Blogger
make money online blogger templates