E-crítica

Críticas e essays para assuntos diversos

Povo-político

por Rafael.
O que fazemos para a população se conscientizar de que ela também pode fazer parte da política? Essa pergunta deixa estudiodos de todas as areas de cabelo em pé, pois como sabemos, o Brasil não é nenhum paraíso político.
Acontece que recentemente vi um filme ótimo: "V de Vingança", que trata de um terrorista idealista, o pesonagem mascarado V, que desafia o governo e as autoridades para implantar o seu ideal de liberdade e não-comodidade do povo em relação ao Estado. Ele faz de uma forma um tanto quanto inusitada: criar um "povo político" pela violência, mas não é esse o ponto. O que queremos é que o povo se una e lute para seus ideais de liberdade, e não para um conceito manipulado e modificado pelos dirigentes.
Não adianta para o Brasil, ou para a população de maneira geral, fazer pequenas reclamações ou passeatas, mesmo porque passeata não adianta em muita coisa. O que precisamos é um engajamento político de todas as camadas da sociedade, compartilhar seus objetivos e pensar "em equipe", pois não é raro ver na televisão um grupinho de meia dúzia de pessoas de baixa renda se "organizando" com faixas e placas para pedir Justiça, por todos os motivos. Não precisamos, como o personagem principal do filme, V, usar da violência, mas é imprencindível que toda a população possa participar desse movimento e, acima de tudo, QUERER participar.
Isso tudo não é utopia. Veja por exemplo as maiores Revoluções do mundo, como a Revolução Francesa, que muitos indivíduos de todas as camadas sociais se enganjaram e conseguiram mudar o país. Precisamos, pois, de que o povo crie coragem suficiente para bater de frente com o governo. Podemos conseguir uma dose extra de coragem simplesmente por refletir a nossa situação atual e conhecer a melhor forma de atuar. Usando uma frase do filme, "o povo não pode temer o governo, mas o governo é que deverá temer o povo", pois afinal de contas, o governo é feito pelo povo.
Diferentemente de V, o herói-vilão que usa máscaras, não não precisamos nos esconder. Nós teremos que fazer o contrário disso: devemos mostrar abertamente nossa indignação, a nossa perplexidade, as nossas dificuldades e promover reuniões (efetivas) com os políticos para lembrar-lhes que eles só trabalham (e/ou roubam) em Política porque nós o colocamos lá. Assim como pensa Platão no seu livro "A República", o governo e o Estado deverá trabalhar para o bem-estar social, de forma a garantir que todos da sociedade estejam felizes.
Não devemos nos conter à forma de governo ideal de Platão, tampouco à versão hollywoodiana de um ideal "política para o povo", porque sabemos que na prática há muita canalhice e ladroaem por esses políticos, mensalões, caixa-dois. O político é um escargot quanto a sua índole, mas sabemos que o povo pode mudar esse retrato. Aproveitemos esse período de horário político e de eleição para mudar o Brasil. Sim, Basta querer!

postado por Igor @ 5:10 PM,

3 Comentários:

At 8:17 AM, Anonymous Anonymous said...

Rafael, este texto está 10! É possível discutir sobre várias coisas... Também acredito que a maior parte da população acredita não fazer parte da política, o que, na verdade, é ela quem decide o rumo que o nosso país tomará. As pessoas costumam não acompanhar as realizações dos governantes e quando chega a época das eleições, ficam totalmente desnorteadas. É claro que não é tão fácil assim, mas se ao menos todos votassem conscientes para cobrar dos governantes uma política “decente”....
Não sei dizer qual seria o governo ideal (conforme seu exemplo de Platão...), mas sei que o que assistimos é revoltante... Também acredito que o que você expôs não é utopia, basta o povo querer mudar!

 
At 6:10 PM, Anonymous Anonymous said...

Vivemos numa "democracia representativa" onde não nos sentimos representados.

Na verdade, os regimes de governo mudam oficialmente, mas as castas que comandam o jogo são as mesmas.

Bem, mas ainda vale dizer: se nós temos políticos ladrões, é porque nós os elegemos.

E basta.

 
At 5:46 PM, Blogger Luis Filipe said...

Sim, é isto que eu penso, eh asism que eu ajo.Por favor, mantenha contato comigo, tenho um fotolog www.fotolog.net/keitaro_kun no qual recentemente comecei a postar minhas ideias, e meu msn ashkeitaro@hotmail.com quero falar com os donos deste blog, preciso.
meu blog do blogger nem uso mais, acho q nunca usei direito, soh a minha conta que existe

 

Post a Comment

<< Home

Creative Commons License

Autores

Igor e Rafael
Somos o Igor e Rafael Do Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Fiquem à vontade e comentem!

Arquivos
Posts Anteriores
Links
Powered By

Powered by Blogger
make money online blogger templates