E-crítica

Críticas e essays para assuntos diversos

O Ultimo Solilóquio

por Igor
Na amálgama dos sentimentos me perco no mundo dos pensamentos
a lógica ilógica do furor torna a razão menor, simples complemento
irracional porém instintivo muito mais que simplesmente passional
perdido e desolado atravessando solitário o vale das paixões
tecendo o ultimo solilóquio entre meus sentimentos e as razões
antes de cair na espiral incerta irrefutável do caminho que me acerca
deconstruindo valores existenciais na busca do ethos cabal
só com ele se transcende se chega ao amor em estado puro livre de todo mal
utópico porém necessário o sonho é a asa de Ícaro, o valente.
sem ele o vôo não pode ser alçado rumo as estrelas incadescentes.
o céu de baunilha em que pairam juntas as antiteses do sentir
é tão insólito quanto a nossa razão, vil e medíocre, suscetível aos caprichos da divagação.

postado por Igor @ 3:08 PM, ,

Corpos Inertes

por Igor.
O promíscuo e o sacro convivendo lado-a-lado
na terra onde não existe o pecado
todo amor é permitido a paixão só faz sentido
o caminho, a luxúria tudo se confunde aos gemidos de ternura
Vênus e Marte juntos na galáxia do sabor
corpos inertes em sintonia na dimensão do calor
dissipando o pensamento no fluxo contínuo
almas sobrepostas indo rumo ao infinito
uma ode a metafísica do sentimento expurgação dos valores do cotidiano ferrenho
é o amor em estado puro solene e primal
é o prazer acima do bem e do mal.

postado por Igor @ 3:01 PM, ,

Cota não é solução , mas encobre o mensalão!

por Igor.
O Brasil sempre foi conhecido mundialmente por sua tolerância e diversidade, mas , com os recentes eventos de ações afirmativas parece que o país retrocede na questão. Por mais que haja um panorama social adverso ao ponto de o Brasil ser o país com a pior distribuição de renda do mundo - até mesmo a frente de paises como o Iraque! - a questão racial nunca foi um fator determinante no panorama nacional.
Os grupos afro-brasileiros que encabeçam o movimento alegam que dos 10% mais pobres do Brasil, 70% são negros. De fato, um dado preocupante mas, devido a razões históricas, pois, a população negra no Brasil colonial era mão-de-obra escrava, e , mesmo após a abolição esse nicho populacional continua estigmatizado até os dias de hoje.
Entretanto, analisando a proposta de cotas para negros no ensino superior, incorremos em diversos problemas. Primeiramente, a questão racial no brasil, pois ações afirmativas desse cunho ocorreram nos EUA na década de 60, mas , os Estados Unidos tem um histórico racial de segregação bem diferente do nosso. Lá, os negros não tinham sequer direitos civis, além de o conceito ultrapassado de "raças" ser bem marcado, ou seja, um negro é de fato um negro porque o grau de miscigenação devido ao preconceito naquele país é muito grande. Já no caso brasileiro, onde houve uma grande miscigenação a cor da pele não necessariamente indica a origem da pessoa. Logo, temos um novo problema. quem é negro no Brasil? Essa auto-declaração pode gerar distorções no sistema, com individuos se aproveitando dessa brecha, afinal, quem julgaria se de fato alguém é negro ou não?
Além disso, tal medida visando fazer justiça a um preconceito histórico acarretaria em outro ato brutalmente discriminatório, porque enquanto a cota é racial e não social, como deveria sê-lo isto significa que os não-negros pobres - que tambem são milhões no país afora , especialmente no nordeste - estariam excluídos deste benefício somente por não serem negros. Na outra ponta, há uma pequena elite negra brasileira, e esta também, poderá tomar proveito das cotas apenas pelo seu tom de pele. E quanto as outras minorias? os asiáticos, os indios, e mesmo os brancos em risco social que não raro vemos nas favelas das grandes cidades continuariam no encalço da piramide social condenados pelo azar de não ter nascido com a bendita pele negra!
Por fim, o ponto nevrálgico da questão é que a criação de cotas para negros não cria novos investimentos no ensino superior já defasado, ao contrário, o sobrecarrega ainda mais. E, segundo cálculos dos próprios grupos defensores de cotas, esse sistema criaria cerca de 28,000 vagas para os jovens negros. 28,000 míseras vagas, sendo que a população carente brasileira passa dos milhões! Ou seja, esta medida soa muito mais como uma panacéia governamental muito perspicaz para afagar uma pequena elite negra e uns poucos cérebros privilegiados da periferia brasileira.
Todavia, a questão já é de caráter estrutural, é preciso investimentos da ordem de bilhões de dólares na educação básica e no ensino medio para preparar todos os cidadãos, negros ou não, para disputarem em igualdade o mercado de trabalho e as vagas universitárias sem precisar de esmola governamental. E não somente de escola precisam os cidadãos, mas , antes de mais nada que o estado lhes forneça seus direitos básicos como Saúde e Segurança Pública, só então, com esses investimentos na rede de proteção social haverá uma mudança seria e real no Brasil, pois as cotas claramente são somente um grão de areia no meio do deserto de miséria brasileiro.

postado por Igor @ 2:53 PM, ,

Creative Commons License

Autores

Igor e Rafael
Somos o Igor e Rafael Do Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Fiquem à vontade e comentem!

Arquivos
Posts Anteriores
Links
Powered By

Powered by Blogger
make money online blogger templates