E-crítica

Críticas e essays para assuntos diversos

we're all faking it

por Igor.
O que é o natal? Pode ter sido outrora uma festa religiosa que celebrara o nascimento de Jesus, o Rei dos cristãos, porém, hoje em dia é a sacralização da sociedade de consumo. Santa Claus, Papai Noel não importa o nome, esse símbolo do bom velhinho é apenas a materialização do capital. A sobrepujação do ter sobre o ser. Num tempo em que Kafka e Tolstói soam como nomes de bula de remédios, e que Carla Peres e bonde do tigrão, esses sim ganham toda a atenção, com papai Noel não poderia ser diferente.
As renas mecânicas do papai Noel estão a venda no tvshop, em liquidação de fim de estoque, aproveitem antes que acabem! Essas renas não trazem presente algum do bom velhinho além do selo made in USA.
Talvez, estejamos sendo saudosistas procurando pelo velhinho errado, pois, a única figura barbuda folclórica por aí hoje em dia não é exatamente Papai mas Tio, o Tio Sam. Mas infelizmente ele está ocupado proporcionando um feliz natal com muita paz e prosteriadade as crianças do Iraque, não é?
O papai Noel é hoje apenas o fantoche do sistema, um velho cansado e escravizado que entra em nossas casas por uma tela de plasma ao invés de usar a chaminé. Você já o viu? Eu já, e suas vestimentas não são vermelhas como dizem, mas verdinhas.

postado por Igor @ 1:04 PM, ,

O Natal está morto.

por Rafael.

Apesar de ser um titulo assaz revoltado e extremista, é o que acontece: o Natal nesses últimos anos está morto. E isso já faz uns 5 talvez 10 anos que está nessa decadência desenfreada rumo à capitalização e marketização desse dia 25 de dezembro. O real significado do Natal está cada vez mais desaparecendo.
A começar pelas crianças inocentes e fantasiosas. Hoje em dia, uma criancinha de 7 anos já tem a malícia suficiente para saber que Papai Noel não existe, e que o Rudolph e os gnomos ajudantes são só uma continuação dessa mentira. E elas sabem quem é Jesus? Obviamente não.
Mas coitadas das crianças! A culpa não é delas: a sociedade e principalmente os pais é que fazem essa modificação na cabecinha da criança. Inúmeras vezes eu vejo pais ensinando aos filhos que Papai Noel veio do Pólo Norte, que tem um trenó e tal, e simplesmente ignoram o nascimento do menino Jesus. Com o avançar da idade, os pequenos enganados descobrem que Papai Noel não existe (talvez contado por algum primo ou coleguinha), e com isso, não fica nenhuma imagem de Cristo.
Para corroborar com o problema, as lojas, mercados e indústrias se aproveitam da data para vender, vender, vender. Vendem árvores, pinduricálhos, comida para a ceia e principalmente os presentes, por que afinal, na cabeça das pessoas o que é o Natal sem presentes? O Natal é justamente presentes! Com isso, o povo vai acostumando com a idéia de comprar e trocar presentes e muito poucos ainda se lembram do nascimento do redentor: - Você sabia que o Natal se comemora o nascimento de Jesus? - Caraca!! Eu num tinha nem idéia!... É triste, mas é o que acontece. Em todo o Brasil e em alguns lugares do mundo a moral é esta: Natal, dia de presentes e da ceia. O que me faz lembrar que nem a ceia o povo sabe o significado.
Portanto, aqui hoje eu faço uma crítica a esse pensamento capitalista do Natal.

Um bom Natal pra vocês!!! - ou pelo menos o que dele restar.

postado por Igor @ 6:39 AM, ,

Creative Commons License

Autores

Igor e Rafael
Somos o Igor e Rafael Do Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Fiquem à vontade e comentem!

Arquivos
Posts Anteriores
Links
Powered By

Powered by Blogger
make money online blogger templates